Os governos precisam fazer mais para combater o aquecimento global, afirma um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os danos à natureza, que por si só são tão assustadores quanto ficção científica, afirmou o secretário-geral do organismo, Ban Ki-moon, neste sábado.
"Este documento será apresentado formalmente na Conferência (de Mudança Climática da ONU) em Bali", disse Ban a delegados de mais de 130 países reunidos em Valença. Ele os elogiou por concordarem na sexta-feira com a criação de diretrizes sobre os riscos da mudança climática.
"Já se estabeleceu o cenário para um grande passo autêntico, um consenso para se iniciar negociações para um acordo global sobre a mudança climática que todos os países devem adotar", afirmou Ban Ki-moon.
Ele acrescentou que acabou de regressar de uma viagem em que viu camadas de gelo derretendo na Antártica e no glaciar de Torres del Paine, no Chile. Ele também visitou a floresta Amazônica, a qual afirmou que está sendo "sufocada" pelo aquecimento global.
"Eu venho até vocês humildemente depois de ver alguns dos mais preciosos tesouros do nosso planeta --tesouros que estão sendo ameaçados pela mão da própria humanidade", afirmou o secretário-geral da ONU.
"As cenas são tão assustadoras quanto um filme de ficção científica", disse Ban. "E são ainda mais terríveis porque são reais."
Delegados na ONU reunidos para discutir as mudanças climáticas no planeta alcançaram um acordo sobre o relatório depois de prolongarem negociações por vários dias, incluindo uma sessão que durou toda uma noite.
O relatório, que faz um resumo sobre os mais recentes conhecimentos científicos sobre as causas e efeitos da mudança climática, será distribuído a ministros de meio-ambiente que se reunirão em Bali, na Indonésia, no próximo mês. A reunião deve alcançar um acordo sobre uma estratégia de dois anos para a negociação de um pacto sucessor ao Protocolo de Kyoto.
O documento afirma que a atividade humana está causando a elevação da temperatura e que cortes drásticos nas emissões de gases causadores do efeito estufa, principalmente os produzidos na queima de combustíveis fósseis, são necessários para se evitar mais ondas de calor, derretimento de geleiras e aumento no nível do mar.
(
A Tarde, 17/11/2007)