O diretor de Geração do Grupo CEEE, Ricieri Dalla Valentina Júnior, esteve, nesta sexta-feira (16/11), em visita às obras das usinas da Companhia Estadual de Geração e Transmissão (CEEE-GT), pertencentes ao Sistema Jacuí, composto por dez usinas, que, somadas às outras cinco do Sistema Salto, constituem o complexo gerador de energia elétrica que totaliza 911,2 megawatts (MW).
Na usina Leonel Brizola, no município de Salto do Jacuí, foram realizadas reformas que incluem manutenção e pintura de transformadores, além de instalação de equipamentos. O diretor conheceu o novo depósito para armazenamento provisório de resíduos perigosos, já em fase de licenciamento ambiental, além da reforma da pista de rolamento e a ombreira esquerda da barragem Maia Filho.
Na usina de Passo Real, também em Salto do Jacuí, Ricieri acompanhou a manutenção do gerador, que vem sendo realizada pela própria equipe da usina. Em Itaúba, situada em Pinhal Grande, os trabalhos ocorrem na torre de telecomunicações, recentemente montada. Com 39 metros de altura no topo do morro, ao lado da subestação da usina, a torre vai receber rádios digitais para comunicação entre as usinas do sistema. O projeto está sendo implantado em conjunto pelas equipes de telecomunicações das áreas de transmissão e de automação do Sistema Jacuí.
Ricieri também visitou a usina de Dona Francisca, operada por técnicos da CEEE GT. Segundo ele, a visita demonstra "o apoio da gestão aos projetos firmados para manter e atender às demandas, em favor da continuidade e melhoria do atendimento ao sistema elétrico interligado, com confiabilidade e segurança".
O diretor do Grupo CEEE lembrou que as obras estão contempladas pelo Plano de Investimentos do Grupo CEEE, que prevêem aportes de mais de R$ 320 milhões em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Rio Grande do Sul, no biênio 2007/2008. "Dentro desse programa, estão destinados valores da ordem de R$ 56 milhões para a área de geração", ressaltou.
(Ascom Governo do Estado do RS, 18/11/2007)