O gestor de Construção e Montagem da Quip S/A, Márcio Garcia, confirmou, sexta-feira (16/11), que o içamento dos módulos de grande porte para o casco da plataforma oceânica P-53 começa nesta segunda-feira (19/11). Essa operação deverá se estender até o dia 16 de dezembro. Até agora, foram içadas e colocadas sobre o casco da P-53 apenas as estruturas com peso entre 150 e 250 toneladas. A partir de amanhã, serão levantados e instalados sobre a plataforma os módulos com peso entre 300 e 1,6 mil toneladas.
Neste final de semana, três balsas serão posicionadas em frente ao casco da P-53 para servir como suporte de fixação da popa dos superguindastes flutuantes (Taklift 6 e Taklift 4) que farão o levantamento dos módulos. Nesse período, o canal do Porto Novo ficará totalmente fechado durante o dia, adiantou Márcio Garcia. A movimentação de navios no cais comercial do Porto Novo será feita somente à noite. No entanto, quando houver necessidade de entrada de um navio durante o dia, a operação de içamento poderá ser atrasada. Os carregamentos e descarregamentos das cargas no porto ocorrerão normalmente.
O primeiro módulo de grande porte a ser içado para a P-53 será o do flare (queimador de resíduos do gás produzido pela plataforma), uma das quatro estruturas construídas na área industrial da Quip S/A. O cronograma planejado pode sofrer alterações em função do vento, que não pode ser forte. De segunda até o dia 16 de dezembro, serão levantados e colocados sobre o casco módulos construídos em Rio Grande, Cingapura e Rio de Janeiro.
(Correio do Povo, 18/11/2007)