Diante da seca prolongada no Espírito Santo e a situação crítica nos mananciais que abastecem os municípios da região Norte e no litoral Sul do Estado, a Cesan, responsável pelo abastecimento do estado, teve que adotar medidas de emergência para evitar o racionamento de água.
Em Guarapari, com o nível baixo dos dois rios que abastecem o município foi utilizado um manancial alternativo do Rio Beneventes, localizado em Anchieta, cidade vizinha.
A captação de água nos rio alternativos é feita por meio de bombas, que estão ligadas por um cano. No caso de Guarapari os canos margeiam a BR transferindo água para o rio que abasece o município.
Já para abastecer a população de Conceição da Barra, a Cesan teve que captar água em São Mateus, 11 quilômetros de distância. O diretor de Operações da Cesan, Carlos Fernando Martinelli, disse que apesar de ter chovido na Grande Vitória, a situação no Norte do Estado é crítica. Na Grande Vitória, apesar da seca, os rios têm conseguido atender a demanda.
Martinelli, afirmou que há dez meses o Estado está enfrentando uma seca bastante intensa, e com esta situação, o nível de água nos rios está muito baixa.
- Muita gente usa água de forma adequada, mas grande parte da população ainda não está conscientizada do uso racional da água - disse o diretor.
Segundo o diretor de Operações da Cesan, a companhia vem enfrentando dificuldades na captação de água na região de Guarapari e nos município de Vila Valério, Água Doce do Norte, Pedro Canário, Pinheiros, Santa Teresa e São Roque do Canaã.
Nesta semana a Cesan lançou uma campanha educativa para evitar o desperdício de água. De acordo com Martinelli, a campanha que geralmente é feita em dezembro e janeiro, foi lançada em caráter de emergência essa semana em função da estiagem prolongada.
A campanha educativa lançada pela Cesan tem o objetivo de conscientizar a população para que façam o uso adequado da água, evitando lavar calçadas e carros com mangueiras. A água da máquina de lavar pode ser reutilizada para lavar calçadas. Fechar torneiras quando estiver escovando os dentes e ao lavar as louças também representam um significativa economia de água.
(Gazeta online/O Globo, 17/11/2007)