As empresas e consórcios interessados em participar do leilão de concessão da usina hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, precisam entregar os documentos para a inscrição e as garantias exigidas pelo edital à Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica na próxima quinta-feira (22/11).
O leilão do projeto está marcado para acontecer no dia 10 de dezembro, na sede da Aneel, em Brasília. Com potência estimada em 3.150 megawatts (MW), a usina de Santo Antônio é uma das duas hidrelétricas que formarão o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira. A outra usina, Jirau (3.300 MW), será leiloada no ano que vem.
A documentação necessária para a inscrição terá de ser apresentada entre as 9 e às 17 horas da próxima quinta, no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.
As usinas do Madeira estão entre os principais projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e constituem uma das principais apostas do governo para garantir o abastecimento de energia elétrica na próxima década.
Pelas regras definidas pelo governo, vencerá o leilão de Santo Antônio o consórcio ou empresa que se propuser a construir e operar a hidrelétrica cobrando o menor preço pela energia. A tarifa-teto estabelecida pelo governo para o leilão é de R$ 122 por MW/hora.
As primeiras turbinas de Santo Antônio devem entrar em operação em dezembro de 2012. O governo estima que a obra demandará investimentos da ordem de R$ 9,5 bilhões. (Estadão Online)
(Ambiente Brasil, com informações do Estadão Online, 17/11/2007)