O Brasil considera se unir à Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), após a descoberta do campo de Tupi (maior descoberta da história da companhia), na bacia de Santos, disse nesta sexta-feira (16/11) o embaixador brasileiro na Arábia Saudita, Isnard Penha Brasil, segundo a agência de notícias Associated Press (AP).
O embaixador, que está em Riad (capital da Arábia Saudita), disse que irá conversar com representantes dos países-membros da Opep e que "a decisão sobre [o Brasil] tornar-se membro virá depois de sabermos qual será nossa capacidade de exportação, e achamos que [a capacidade] será boa".
Ele disse que o Brasil terá uma idéia mais clara a respeito da viabilidade de exportar a produção do campo de Tupi entre seis meses e um ano, segundo a AP.
O cartel deve se reunir neste fim-de-semana na capital saudita para discutir tópicos como a possibilidade de uma recessão global, a queda do dólar frente a outras moedas fortes e a preocupação com redução das emissões de poluentes e a busca por fontes renováveis e mais limpas de energia --que podem levar a uma redução o consumo da commodity.
Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, após sessão Plenária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo Ibero-Americanos, em Santiago (Chile), que já está sendo chamado de "xeque do petróleo", devido à descoberta das reservas de petróleo e gás na bacia de Santos.
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse nesta semana que não existem dificuldades para equacionar o financiamento do campo de Tupi. A Petrobras é operadora do bloco e detém 65% do ativo. As sócias são a britânica BG Group, com 25%, e a portuguesa Petrogal - Galp Energia, com 10%.
No último dia 8, a Petrobras informou que os testes no campo de Tupi indicam um volume recuperável de 5 bilhões a 8 bilhões de barris de óleo e gás natural. A área avaliada está na região denominada de pré-sal, onde os reservatórios se encontram abaixo de uma extensa camada de sal, localizada até a 5.000 metros de profundidade.
Os testes foram feitos no poço 1-RJS-646, que está no bloco BMS-S-11. O petróleo encontrado tem 28º API. O óleo é mais leve à medida que seu grau é mais elevado. O óleo pesado da Bacia de Campos, por exemplo, tem de 17 º API a 20º API.
(Folha online, 16/11/2007)