Com o gargalo entre oferta e demanda cada vez mais apertado, o Brasil conseguiu reduzir a queima de gás natural nos últimos anos.
Dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) indicam que, de janeiro a setembro, foram desperdiçados, em média, 4,68 milhões de metros cúbicos/dia de gás. O volume é 8,59%% inferior à média de 5,12 milhões de metros cúbicos/dia verificada em igual período no ano passado.
O volume queimado diariamente representa aproximadamente 15% do volume que é importado diariamente da Bolívia. O Gasbol (Gasoduto Bolívia-Brasil) transporta volume que oscila, atualmente, entre 28 milhões de metros cúbicos/dia a 30 milhões de metros cúbicos/dia.
Produção
Ao mesmo tempo, a produção média de gás natural aumentou apenas 1,64%, de acordo com a ANP. De janeiro a setembro deste ano, foram produzidos, em campos nacionais, 49,14 milhões de metros cúbicos/dia do insumo.
No mesmo período em 2006, a produção média de gás natural foi de 48,33 milhões de metros cúbicos/dia.
A queima de gás natural vem tendo redução significativa ao longo desta década. Em 2001, a média diária de gás queimado, de acordo com a ANP, foi de 7,2 milhões de metros cúbicos. No ano seguinte, caiu para 5,9 milhões de metros cúbicos/dia, passando então para 4,5 milhões de metros cúbicos/dia em 2003.
Em 2004, foi verificada nova queda, com a média diária ficando em 4 milhões de metros cúbicos, até que em 2005 pulou para 6,8 milhões de metros cúbicos. Em 2006 voltou a cair, para 5,07 milhões.
Desperdício
A Petrobras informa que busca reduzir ainda mais o desperdício, e para isso, já desenvolve estudos de novas tecnologias para reduções adicionais da queima de gás. Tais tecnologias, se demonstradas técnica e economicamente viáveis, poderiam elevar os níveis estimados de aproveitamento do gás para algo em torno de 95%.
O Brasil possui, em descobertas, cerca de 452,8 bilhões de metros cúbicos de gás, das quais 331 bilhões de metros cúbicos já comprovadas. As reservas de gás brasileiras correspondem a 15% do total de reservas de petróleo e gás do País.
(Por Cirilo Júnior, Folha online, 16/11/2007)