Com a chegada do calor, os cuidados para a prevenção do foco do mosquito aedes aegypti devem ser redobrados. Portanto, a Unidade Básica de Saúde do São João realizou ontem (14) um mutirão nas ruas do bairro, orientando a comunidade sobre os cuidados necessários para se evitar a dengue.
O ato contou com a participação dos alunos e professores de escolas localizadas no São João, ocasião em que recolheram lixo espalhado pelos terrenos abandonados e visitaram algumas residências, mostrando algumas ações que devem ser feitas, principalmente durante as épocas quentes, além dos principais focos para a proliferação do vetor como vasos de plantas, pneus e até mesmo o prato onde se alimentam os animais domésticos. Durante o mutirão, agentes de saúde distribuíram também panfletos explicativos aos moradores.
Segundo a médica do Programa Saúde da Família daquela unidade, Eloísa Marques, o ato teve como objetivo mobilizar a comunidade no combate ao mosquito vetor da doença, envolvendo também as crianças do bairro. "Nossa intenção é alertar os alunos sobre a dengue, visando à criação de uma Patrulha Mirim Ambiental na localidade", fala.
O mutirão teve o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), que disponibilizou um caminhão para acompanhar os moradores. O trabalho de prevenção à dengue no bairro se iniciou na última terça-feira quando o grupo realizou palestras nas escolas Dom Pedro II, São João, creche Tia Luizinha e no Ciep.
Como evitar
- Manter garrafas vazias viradas para baixo;
- encher os pratos de plantas com areia, evitando água acumulada;
- antes de trocar a água dos bebedouros de animais domésticos, limpar bem as paredes com esponja, a fim de remover possíveis ovos;
- não acumular pneus, mas se for necessário, colocar em local onde não receba água da chuva;
- vedar caixas d'água, tonéis, barris e latões;
- tratar a água das piscinas com cloro ou mantê-las cobertas, de preferência com tela;
- manter calhas, canos e ralos desentupidos;
- colocar areia nos cacos de vidro dos muros;
- não deixar ao ar livre, lixo, recipientes, brinquedos, sacos plásticos ou qualquer objeto que possa acumular água da chuva;
- colocar o lixo em latões fechados com tampa.
(Por Mônica Caldeira, Jornal Agora, 15/11/2007)