Com o Programa Produtor de Água, na categoria Gestão de Recursos Hídricos, a Agência Nacional de Águas (ANA) ficou em terceiro lugar no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2007. Nesta segunda-feira (12/11), ocorreu o anúncio dos vencedores na Associação Atlética Banco do Brasil de Brasília. Cerca de 1,5 mil pessoas compareceram à cerimônia. A premiação tem como objetivo valorizar produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis que representem soluções efetivas de transformação social.
Na categoria Gestão de Recursos Hídricos, a iniciativa vencedora foi o Projeto Córrego da Serra, desenvolvido pelo Colégio Estadual Raimundo Santana Amaral, de Rubiataba (GO). Com a vitória, a instituição de ensino terá de aplicar o prêmio de R$ 50 mil para aprimorar, ampliar ou reaplicar a própria tecnologia social inventada. Em segundo lugar, ficou a ação Água é Vida, da Associação da Juventude Defensora da Natureza de Matelândia (PR).
Produtor de Água
O Programa Produtor de Água incentiva produtores rurais a adotarem boas práticas de conservação de água e solo, como, por exemplo, o plantio de matas ciliares ou a conservação de matas nativas. Em contrapartida, os produtores são remunerados pelas ações realizadas para preservar água e solo.
Para mais informações sobre o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social e sobre as iniciativas concorrentes, acesse: www.tecnologiasocial.org.br.
(Ascom ANA, 13/11/2007)