O Projeto de Construção da Marina Pública de Porto Alegre, da Secretaria Municipal de Turismo, foi apresentado nesta quarta-feira (14/11), na agenda paralela de eventos do 1° Salão Náutico do Mercosul, que está sendo realizado na Avenida Beira-Rio, próximo ao Anfiteatro Pôr-do-Sol. De acordo com coordenador do projeto, Paulo Renato Paradeda, a futura Marina deverá ser erguida na área onde está ocorrendo o evento, ocupando 35 hectares. No Lago Guaíba, serão construídos o molhe e os trapiches, com capacidade para mil barcos em vagas molhadas.
Coordenada pela SMTur, a iniciativa tem como objetivo potencializar o crescimento da atividade náutica na Capital e promover a aproximação da cidade e da população ao Guaíba.
Pelo projeto, a Marina contará também com dois armazéns para abrigar 300 barcos cada um, além de atracadouro para barcos de turismo e passeio, ciclovias e um prédio sede com lojas, locais para exposições e eventos, restaurante, bar, academia, área de recreação para crianças e sala de aula, onde funcionará uma escola profissionalizante para jovens em atividades relacionados ao setor náutico.
Investimento
De 2003 a 2005, o Ministério do Turismo investiu cerca de R$ 628 milhões em ações de infra-estrutura para melhorias de marinas e pontos náuticos, reurbanização de orlas marítimas e fluviais, entre outras obras. Para a Marina de Porto Alegre, é estimado um investimento em torno de R$ 25 milhões, recursos que serão buscados junto ao ministério por meio do Programa Nacional para Implantação de Marinas em Águas Interiores Brasileiras.
O projeto conta com a aprovação do Conselho do Plano Diretor e da Temática Desenvolvimento Econômico, Tributação e Turismo do Orçamento Participativo. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) já definiu as diretrizes que servirão de referência para o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). De acordo com Paradeda, o próximo passo será a contratação de uma empresa de engenharia ambiental, por meio de licitação, que fará o estudo de impacto ambiental da obra visando à obtenção de licença prévia e posterior encaminhamento do projeto ao Ministério do Turismo.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 16/11/2007)