Três milhões de italianos se pronunciaram contra os organismos geneticamente modificados (OGM) em consulta promovida pela coalizão Itália-Europa Livre de OGM, que é integrada por ecologistas, sindicatos e algumas redes de distribuição. Na consulta, realizada entre 15 de setembro e 13 de novembro deste ano, participaram 3,08 milhões de pessoas, 99,43% das quais se manifestaram contra os transgênicos.
As 32 organizações que integram a coalizão Itália-Europa Livre de OGM se mostraram satisfeitas com o resultado da consulta e disseram que a batalha contra os transgênicos deve continuar na Europa.
As pessoas expressaram "claramente sua opinião sobre o futuro (do setor) agroalimentar e sua qualidade de vida" e mais de três milhões de votos "não podem ser ignorados", disse Francesco Ferrante, representante da coalizão Oliveira na comissão de meio ambiente do senado italiano. Por sua vez, a associação de agricultores Coldiretti declarou que os resultados da consulta confirmam a crescente oposição dos cidadãos ao uso de organismos geneticamente modificados.
(
Folha Online, 15/11/2007)