O Pnud - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em colaboração com o Ministério de Ciência e Tecnologia da China, investirá US$ 5,6 milhões num programa de ônibus híbridos, menos poluentes, informou na quinta-feira (15/11) o órgão em comunicado enviado à Efe.
O projeto transfere para a China a tecnologia necessária para produzir veículos de transporte público com motores híbridos e baseados em células a hidrogênio. O objetivo é facilitar o seu uso comercial nas zonas urbanas do país, reduzindo a poluição e as emissões de gases que produzem efeito estufa.
Os primeiros três ônibus começaram a funcionar em Pequim em 2006. Em breve eles chegarão às ruas de Xangai, graças a um programa que também estimulará a criação de políticas governamentais favoráveis ao desenvolvimento industrial do setor.
O ministro de Ciência e Tecnologia, Wan Gang, destacou que os avanços tecnológicos são "importantes para o futuro desenvolvimento da indústria do automóvel na China". "Os ônibus servirão para reduzir a carga da mudança climática global, e também oferecem uma nova solução para a dependência do petróleo importado o impacto da poluição na saúde humana", disse o diretor assistente do Pnud na China, Kishan Khoday.
(Yahoo Brasil,
Ambiente Brasil, 16/11/2007)