Monumentos e espaços emblemáticos da Espanha ficaram às escuras nesta quinta-feira (15/11) durante cinco minutos devido a um blecaute promovido por ecologistas e sindicatos para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de se combater a mudança climática.
O Portal de Alcalá, em Madri, a Giralda de Sevilha, a Mesquita de Córdoba, a Sagrada Família de Barcelona, a Alhambra de Granada, a Cidade das Artes e as Ciências de Valência, a Expo Zaragoza 2008 ou o Congresso dos Deputados (sede do Parlamento) são alguns dos que se uniram a esta iniciativa que, no entanto, não teve muito êxito entre os cidadãos comuns.
Segundo dados fornecidos à Agência Efe pela Rede Elétrica da Espanha (REE), responsável por gerenciar o abastecimento de energia, a variação na curva de demanda de energia foi praticamente "inapreciável" no momento do blecaute, entre as 20h e as 20h05 locais (17h e 17h05 de Brasília).
O presidente da organização, Luis Atienza, assegurou que compartilha do objetivo de conscientizar a população da importância da economia e da eficiência energética, mas alertou que iniciativas como a de hoje "podem gerar uma instabilidade no sistema elétrico que pode ter conseqüências graves".
A convocação de blecaute coincide com a reunião em Valência (leste) do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês) da ONU, que aprovará o documento de sínteses do 4º Relatório de Avaliação sobre mudança climática.
A proposta também foi apoiada pelo Governo, por meio do Ministério do Meio Ambiente, partidos políticos e várias administrações públicas. A iniciativa se une às já feitas em outras cidades européias para sensibilizar os cidadãos e os Governos do problema da mudança climática. A última ocorreu em Paris, em 23 de outubro.
(Yahoo Brasil,
Ambiente Brasil, 16/11/2007)