Nesta quarta-feira (14/11), o líder do governo Lula na Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Daniel Bordignon, destacou os investimentos federais de R$ 170 milhões em hidrelétrica em Monjolinho, Rio Grande do Sul. "A energia produzida será muito importante para o Estado, e a atuação do comitê da Bacia Hidrográfica do rio Passo Fundo será fundamental para que todas as ações e cuidados ambientais sejam observados, buscando desta forma, o melhor o desenvolvimento da região, sempre baseado em estudos ambientais bem definidos, programas e medidas compensatórias", comenta.
O financiamento foi aprovado pelo BNDES. A usina será implantada no Rio Passo Fundo, bacia hidrográfica do rio Uruguai, entre os municípios de Faxinalzinho e Nonoai. A participação do BNDES será de 72% do investimento total do projeto. A UHE de Monjolinho terá capacidade de gerar 67,14 MW. Na fase de construção serão criados 700 empregos diretos e 1500 indiretos.
A hidrelétrica Monjolinho terá um reservatório com área de 5,46 km²; vazão máxima turbinada de 126 m³/s. O projeto prevê adequação e construção de estradas de acesso ao local da usina e abertura de servidão de passagem para a instalação da linha de transmissão.
(Por Marcela Santos, Agência de Notícias AL-RS, 14/11/2007)