O casco da plataforma de petróleo P-53, que está atracado no cais da área industrial da Quip S/A, desde 20 de setembro, recebeu ontem mais duas partes do pipe-rack (estrutura que sustenta a tubulação e os cabos que interligam a plataforma). O guindaste flutuante Taklift 6, com capacidade para 1,2 mil toneladas, içou as duas estruturas e colocou-as sobre a plataforma. Na segunda-feira, o equipamento já tinha levantado e instalado uma parte no casco da P-53. Para esta quarta-feira, está previsto o içamento de outras duas, completando as cinco partes do pipe-rack previstas para serem colocadas a bordo. Essas estruturas têm peso entre 215 e 310 toneladas.
Outras duas partes do pipe-rack já estavam em cima do casco há mais dias, pois foram colocadas por um guindaste de atuação em terra.
Já está no porto rio-grandino o segundo superguindaste flutuante - o taklift 4 - que irá atuar, junto com o taklift 6, no içamento dos módulos de maior porte da P-53. O equipamento veio de Angra dos Reis. O içamento dos módulos de maior porte deve começar no próximo dia 19, pelo módulo do flare, uma das quatro estruturas construídas na área industrial da Quip, empresa responsável pela construção de módulos e integração destes na plataforma.
(Por Carmem Ziebell, Jornal Agora, 14/11/2007)