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direitos indígenas mineração em terra indígena
2007-11-14
"Ele tá aí, trabalhando pra herdar o pandeiro do guerreiro", brinca Davi Kopenawa Yanomami, olhando para o filho sem esconder um certo orgulho. Aos 23 anos, Dario Kopenawa Yanomami, é professor de "língua-materna" Yanomami e português. Fez muitos cursos. Antropologia, matemática, ciências naturais, geografia, história, direitos indígenas, o que ele mesmo considera "uma influência cultural dos brancos".

O sacrifício tem um objetivo claro. "To me preparando para lutar pelos povos indígenas", diz sem pestanejar o jovem índio com brinco de ouro na orelha e tatuagem no braço.

Em outubro esteve pela segunda vez no exterior acompanhando o pai para falar dos problemas do seu povo. No escritório da ONG britânica Survival International em Berlim ele concedeu a seguinte entrevista:

Ambiente JÁ - Você já havia saído do Brasil?
Dario - Essa é a segunda vez. Há três anos estive nos EUA, França e Itália.

Ambiente JÁ - Por que você está seguindo os passos do pai?
Dario - Desde criança eu sempre vi meu pai lutando muito. Ele me falava que eu podia lutar como ele faz. Então eu aprendi a língua Yanomami e português para poder me comunicar e viajar, pra poder lutar e seguir o caminho do meu pai.

Ambiente JÁ - Há um futuro ideal para as comunidades indígenas?
Dario - Sem o contato com os brancos a cultura indígena se preserva. Quanto mais perto os brancos chegarem, mais essa cultura vai se perder. Eu estou vendo esse futuro. Eu andei muito em área indígena no Brasil. Estudei antropologia e vi. Quando o branco chega perto do índio, não é só doença que pega. A realidade do índio muda e a cultura dele se enfraquece.

Ambiente JÁ - É possivel haver uma aproximação sem esse prejuízo?
Dario - acho que não. A cultura do branco é muito pesada pra nós. É muito sedutora, cheia de coisa nova que a gente não conhece.

Ambiente JÁ - Qual a grande luta dos povos indígenas atualmente, então?
Dario - Os povos indígenas do Brasil têm que ser mais unidos. Mais unidos contra os políticos. Os políticos e governantes ainda têm que aprender muito sobre o que os povos indígenas querem. Todos os políticos querem desenvolver mais a cidade. O presidente da república sempre usa a palavra desenvolvimento. Os ricos também, sempre falam em desenvolvimento, mas sempre falando sobre a cidade, pra deixar a cidade mais rica. A palavra desenvolvimento é sempre positiva para os brancos. Para os povos indígenas é negativa.

(Por Mariano Senna da Costa, Ambiente JÁ, 12/11/2007)

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