A Corsan foi a organização que recebeu o maior número de reconhecimentos no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS 2007), promovido pelo Comitê Nacional de Qualidade da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Considerado um dos mais importantes do setor de saneamento na América Latina, o prêmio é realizado há mais de dez anos e visa reconhecer as organizações de saneamento que utilizam modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais e apresentam resultados superiores de desempenho.
Concorreram neste ano empresas de saneamento de todo o Brasil, sendo avaliadas nos critérios de gestão e qualidade que resultam em melhorias financeiras, operacionais, de satisfação dos clientes e de qualidade dos produtos e serviços. A entrega dos prêmios será dia 22, em São Paulo.
A Corsan obteve 13 reconhecimentos: o Sistema Integrado de Tratamento de Efluentes Líquidos do Pólo Petroquímico e do Complexo Automotivo GM - Sitel / Cetel recebeu o Troféu Quíron Ouro Nível II; a Corsan de Esteio recebeu o Troféu Quíron Prata Nível II; a Corsan de Campo Bom, a distinção "Compromisso com a Excelência", por sua participação destacada no Nível II; as Unidades da Corsan de Canoas, Cidreira, Santa Rosa e Vacaria receberam Troféus Quíron Nível I. Também foram premiadas com a distinção "Compromisso com a Excelência", por sua participação destacada no Nível I, as unidades de Ijuí, Nova Petrópolis, Restinga Seca, São Lourenço do Sul, Taquara e Viamão.
As conquistas são resultado de um trabalho iniciado em 2004, quando as principais lideranças da Corsan iniciaram um processo de melhoria do Sistema de Gestão, criando o Programa de Melhoria de Gestão (PMG). O objetivo principal é a melhoria dos processos gerenciais e a criação de uma cultura voltada à busca constante de melhores resultados em todos os níveis da empresa.
Pensando nestes objetivos, adotou-se o Modelo de Excelência na Gestão, disseminado no Brasil pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) em programas regionais, como o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e em setoriais, como o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS/ABES).
Conforme o secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, o Programa de Melhoria de Gestão da Corsan está alinhado às diretrizes estratégicas do governo estadual referentes à modernização da gestão pública e utilização de metas e indicadores de resultados e a melhoria e expansão dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário como metas de combate a pobreza, de saúde pública e de qualidade de vida da população gaúcha. O objetivo principal do Programa é melhorar os resultados da empresa, ampliando a capacidade de investimentos e a qualidade nos serviços prestados à população gaúcha."Conforme o programa de melhoria vai se consolidando e os resultados evoluindo, as Unidades da Corsan são estimuladas a participarem de Processos de Avaliação externos que permitem acompanhar a evolução dos resultados em comparação a outras organizações públicas e privadas de excelência", ressalta o diretor-presidente da Corsan, Mário Freitas. O PNQS é o principal processo de avaliação externa da gestão do saneamento ambiental em nosso país.
(Ascom Governo do Estado do RS, 13/11/2007)