Uma área de aproximadamente mil metros quadrados está inteiramente destinada ao cultivo, ao estudo e à identificação de plantas bioativas no município de Tio Hugo. Nesta terça-feira (13/11), foi inaugurado o Horto Didático de Plantas Bioativas, como resultado de um projeto desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, a prefeitura, as secretarias municipais e as agentes municipais de Saúde. O horto está localizado na comunidade do Polígono do Erval, em um terreno ao lado da Escola Municipal Casemiro de Abreu e conta com 96 espécies identificadas, entre plantas medicinais, condimentares e aromáticas, entre outras.
Segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar de Tio Hugo, Sandra Bressan, o trabalho se iniciou há aproximadamente dois anos, com um curso sobre plantas bioativas destinado às agentes municipais de Saúde. Foi promovido pela instituição e pela Secretaria Municipal da Saúde. Depois, as agentes desenvolveram uma pesquisa sobre a utilização de plantas bioativas, envolvendo 53% das famílias do município. “Queríamos fazer um resgate do uso das plantas e detectar quais as mais utilizadas. Compilamos os dados, e surgiu a idéia de implantarmos um horto didático”, explica Sandra. Foi ensinada também a correta identificação das plantas.
Junto ao horto, encontra-se um prédio onde em breve serão desenvolvidas oficinas com alunos e grupos de mulheres, com temas como plantio, colheita, secagem, armazenagem e utilização. Conforme o vice-prefeito Arlindo Kerber, toda a população de Tio Hugo está ganhando com esse projeto tão importante. Para a coordenadora das agentes de Saúde, Alda Sprandel, é um sonho realizado. “Acredito que, com o horto, as pessoas vão passar a conhecer mais as plantas e utilizá-las de forma correta e preventiva. Além disso, com a proximidade da escola, a nova geração vai aprender também esse costume”, ressalta.
Da mesma opinião é a agente de Saúde Antônia Scharlau, que participou desde a pesquisa com as famílias. “A implantação desse horto é muito importante, porque vai complementar o nosso trabalho, resgatar um hábito das
famílias e, quem sabe, reduzir a utilização de remédios”, diz ela. Quem comemora também é a diretora da escola vizinha ao horto, Rosângela Vicari. “Vamos ter oportunidade de desenvolver atividades práticas com os alunos. Eles vão conhecer, identificar e saber para que servem essas plantas”, observa.
De acordo com a pesquisa, as dez plantas mais usadas pela comunidade de Tio Hugo são marcela (em primeiro lugar), folha de laranjeira,
camomila, poejo, boldo, capim cidró, tansagem, guaco, hortelã e alcachofra. A coordenadora da área de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar Regional de Passo Fundo, Luciana Gobbi, explica que a Emater/RS-Ascar tem adotado a expressão "plantas bioativas" para definir aquelas que contêm complementos que liberam elementos químicos capazes de atuar diretamente na prevenção e/ou no tratamento de doenças. Ou seja, são alimentos funcionais. Enquadram-se nesse conceito as plantas medicinais, aromáticas, condimentares, frutas e verduras, entre outras.
(Ascom Governo do Estado do RS, 13/11/2007)