A Petrobras requereu ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) a Licença de Operação (LO) para o gasoduto que interliga a Estação Coletora de Lagoa Parda ao gasoduto Cacimbas-Vitória. Cacimbas - Vitória faz parte do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene). O comunicado do pedido de licença foi publicado nesta terça-feira (13).
Informa que a atividade está localizada no distrito de Regência, em Linhares, norte do Estado. Segundo a Petrobras, o gasoduto interligando a Estação Coletora de Lagoa Parda (EC-LP) ao Gasoduto Cacimbas - Vitória (Gasene) faz parte do projeto Peroá Fase 2, que consiste em produzir 848 metros cúbicos diários de gás do campo de Peroá.
Em função da limitação de vazão e pressão do antigo gasoduto Lagoa Parda-Vitória, foi necessário construir um novo trecho interligando a EC-LP ao Gasoduto Cacimbas-Vitória (Gasene), explica a Petrobras.
Em alguns trechos a faixa de domínio foi mantida em 10 metros de largura. Noutros, como já existiam três dutos instalados, com faixa de domínio de 10 metros de largura, houve necessidade de que a faixa passasse a ter 20 metros de largura. A empresa informou que não há cruzamentos com linhas de transmissão de rodovias, travessias de rios ou lagos.
O gasoduto foi construído com tubos de diâmetro nominal de oito polegadas, fabricados em aço carbono. A Petrobras informou ainda que os tubos foram revestidos externamente para evitar processos corrosivos. O gasoduto foi enterrado em toda a sua extensão com uma cobertura mínima de 1,20 metro.
A Licença de Instalação (LI) do projeto foi a de nº GCA/SAIA-318/2006/Clãsse II, de 3 de outubro de 2006, do Iema.
No total, na edição desta terça-feira de A Gazeta, a Petrobras publicou quatro comunicados. Um deles se refere a pedidos de Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO), também apresentados ao Iema, para os gasodutos "CAR-3D/EFSR e BRA-01/SM-56". Esses gasodutos são localizados em Linhares e São Mateus e os pedidos de licença estão contidos no processo n° 39310906.
(Por Ubervalter Coimbra,
Século Diário, 14/11/2007)