Fiscais do Ibama utilizam novas tecnologias para combater ilícitos ambientais na costa brasileira. Orientados pelo Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (Preps), foi apreendida, no final de outubro, uma embarcação pescando sem permissão no mar nordestino. O barco tinha licença para atuar nas regiões Sul e Sudeste do país.
Dentro da embarcação, foram encontrados 782 quilos de cação azul, 1.058 quilos de cação raposa, 2.213 quilos de cação branco, 40 quilos de cavala, 41 quilos de atum com cabeça e 26 quilos de aba de tubarão. O pescado foi depositado em câmaras frigoríficas alugada pelo Ibama para serem doados.
O monitoramento da embarcação foi realizado com a ajuda do Preps pela Divisão de Pesca do Ibama da Superintendência do Ibama no Rio Grande do Norte que acionou os agentes de fiscalização. O rastreamento do barco foi feito desde as 20 milhas do município de Touros até quando ele entrou na barra do rio Potengi em Natal.
O sistema de rastreamento, Preps, consiste no acompanhamento remoto das posições de embarcações de pesca, por meio da instalação de equipamentos na superestrutura das embarcações. Este Programa tem por finalidade o monitoramento, gestão pesqueira e controle das operações, além de auxiliar na segurança dos pescadores. O sistema foi criado em setembro do ano passado numa portaria conjunta do Ministério do Meio Ambiente/Ibama, Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República e Marinha do Brasil.
(Por Luciana Melo,
Ibama Sede, 13/11/2007)