Microrganismos conseguiram gerar hidrogênio com a ajuda de corrente hidrelétrica.
Eficiência foi excelente, mas outros problemas técnicos ainda precisam ser resolvidos.
Será que simples bactérias serão as responsáveis pela obtenção do Santo Graal da produção energética -- uma fonte de energia barata e totalmente limpa --, salvando assim o mundo da ameaça do aquecimento global? Ainda é cedo para dizer, mas pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, parecem ter obtido um avanço substancial nesse sentido.
Shaoan Cheng e Bruce Logan conseguiram criar uma célula de combustível modificada na qual as bactérias usam matéria orgânica -- como ácido acético, o tradicional vinagre -- e uma voltagem elétrica baixa para produzir hidrogênio. O hidrogênio, considerado por muitos o combustível limpo do futuro, produz apenas água quando é queimado. A eficiência energética obtida pelo sistema pode ultrapassar 90%, valor muito acima do que havia sido conseguido até agora.
Em princípio, o sistema seria renovável, já que qualquer matéria vegetal poderia servir de fonte de hidrogênio. Para que a idéia se torne economicamente viável, no entanto, ainda é preciso resolver uma série de problemas ligados à própria economia do hidrogênio. Altamente volátil e inflamável, o gás é difícil de armazenar e transportar em segurança.
(
Agência G1, 12/11/2007)