Centenas de crocodilos foram levados pela correnteza durante fortes enchentes que atingiram o centro do Vietnã no fim de semana. As águas invadiram uma fazenda de crocodilos na região de Khanh Hoa e destruíram as jaulas onde os animais eram mantidos.
Ainda não se sabe ao certo quantos crocodilos conseguiram escapar. Segundo o site de notícias Vietnam Net, a fazenda Yang Bay Alligator abrigava 5 mil crocodilos. O local, de propriedade do governo da província, se especializava em tabaco, produtos têxteis, vestuário, papel e bolsas de couro de crocodilo.
As autoridades vietnamitas alertaram a população para tomar cuidado com os rios e lagos na região ao redor da fazenda. Desde sábado, soldados, fazendeiros e moradores da região estão procurando os crocodilos. Apesar disso, a maioria dos répteis continua desaparecida.
Desde outubro, as enchentes que atingem as regiões nordeste e central do Vietnã já deixaram cerca de 200 mortos. Segundo o site Vietnam Net, somente na área de Khanh Son, ao redor da província, além dos crocodilos, mais de cinco búfalos e 24 vacas foram levados pela correnteza. De acordo com institutos de meteorologia, a previsão é que mais chuvas fortes atinjam o Vietnã nos próximos dias.
(Estadão Online,
Ambiente Brasil, 13/11/2007)