Na manhã desta segunda-feira (12/11), o visual dos novos caminhões e garis a serviço do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) logo chamaram a atenção da população. Ao longo do dia, o recolhimento do lixo domiciliar nos horários certos era uma novidade na maioria dos bairros. À noite, o trabalho prosseguiu com caminhões sem a intensidade dos ruídos que atrapalhavam o sono de muita gente, há vários meses.
O novo serviço de coleta do lixo domiciliar, prestado pela empresa Qualix, foi destaque durante todo seu primeiro dia. "Tudo isso funciona em cascata. As pessoas notam a mudança, reconhecem os efeitos e a cidade passa a ficar cada vez mais limpa", explica Régis Galvão, o diretor da Divisão de Limpeza e Coleta (DLC) do DMLU.
Na Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro, onde o DMLU acumula todo o lixo da cidade que depois é transportado para o aterro sanitário em Minas do Leão, a balança mostrava a mesma quantidade habitual de lixo chegando, mas em um número menor de viagens de cada caminhão, o que significa ganhos no nível de produtividade.
A equipe de fiscalização da DLC, na sede da Avenida Azenha, festejava a significativa queda de 100 reclamações/dia (média) para 53. "E, dessas, cerca de 70% ainda eram referentes à coleta de sábado, último dia da empresa antiga", destaca Galvão, lembrando que essa qualidade logo no primeiro dia surpreendeu porque a nova empresa prestadora de serviço tem, por contrato, o prazo de 120 dias para colocar toda a frota e seus equipamentos em funcionamento pleno.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 12/11/2007)