Os pandas gigantes que vivem em liberdade no centro da China podem passar fome em um futuro próximo por causa da floração do bambu, fenômeno que ocorre aproximadamente a cada 60 anos e que transforma em não comestível a planta que serve como principal alimento destes animais, advertiu nesta segunda-feira (12/11) um especialista citado pela imprensa oficial. Yang Xuyu, subdiretor da Estação de Conservação de Animais Selvagens da província de Sichuan, explicou que sua equipe observou 24 mil hectares de bambu na região, habitada por aproximadamente 1.200 pandas.
Desde 2005, o fenômeno da floração do bambu foi registrado em 14 distritos da região, em uma variedade desta planta que representa 30% do bambu ingerido por estes animais, acrescentou. A partir desse ano, "não foram encontrados pandas selvagens que tenham morrido de fome. Mas enquanto a área de floração do bambu se expande, deveríamos observar de perto a gravidade da falta de alimento dos pandas", indicou.
A região montanhosa no centro da China foi testemunha de uma extensa floração de uma das variedades de bambu favoritas destes ursos, em 1984 e em 1987, quando centenas destes animais em risco de extinção morreram de fome. A floração em massa das plantas de bambu representa uma grande ameaça para a sobrevivência dos pandas gigantes, afirma o especialista.
Yang precisou que, no passado, os pandas se adaptavam ao desaparecimento das plantas de bambu, que ocorre aproximadamente a cada 60 anos, mas que atualmente a migração da espécie por outras florestas em busca de alimento foi bloqueada pela atividade humana. O especialista informou que o Birô de Florestas provincial lançou uma campanha para salvar estes ursos. A medida inclui enviar especialistas a seus habitats naturais para oferecer orientação e supervisão.
(Globo Online,
Ambiente Brasil, 13/11/2007)