O secretário de Articulação Institucional e Cidadenia Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Hamilton Pereira, ressaltou nesta segunda-feira (12/11), na abertura do Seminário de Nivelamento e Divulgação da III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, a importância de formar as futuras gerações dentro do conceito da sustentabilidade. Essa nova percepção, introduzida na pauta escolar, pode representar, segundo Hamilton, uma profunda mudança de comportamento na sociedade brasileira.
"A nossa geração foi criada dentro da perspectiva da abundância, de que os recursos naturais eram infinitos. Hoje a educação ambiental é o grande instrumento para enfrentarmos o desafio de dialogarmos com as gerações futuras dentro da noção de que atingimos a idade dos limites. É urgente trabalharmos para ampliar a percepção da necessidade da sustentabilidade", defendeu Hamilton para uma platéia de educadores e ambientalistas.
O seminário, que ocorre até esta terça-feira (13/11), no hotel Saint Peter, em Brasília, integra a agenda preparatória da III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, uma parceria dos ministérios do Meio Ambiente e da Educação, que acontecerá no próximo ano e envolverá todas as escolas de ensino fundamental públicas e privadas, urbanas e rurais, cadastradas no Censo Escolar de 2006. Os objetivos do encontro são os de divulgar as políticas de educação ambiental, apresentar a resolução do FNDE sobre a Educação Ambiental na Educação Integral e capacitar técnicos e educadores sobre as normas e documentos necessários para a elaboração do plano de trabalho da Conferência.
(Por Lúcia Leão, Ascom MMA, 12/11/2007)