No Brasil, o Pampa só existe no Rio Grande do Sul e ocupa 63% do território do Estado. Durante cerca de 300 anos o Pampa foi destinado à produção agropecuária. Hoje é uma região reconhecida, com flora e animais endêmicos, além de dezenas de espécies de gramíneas, centenas de espécies de aves e outras tantas espécies desconhecidas pela ciência.
Como presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, o deputado Rossano Gonçalves (PDT) representou a Assembléia Legislativa na 1ª Conferência Internacional do Bioma Pampa, que foi realizada na Intendência de Rivera, no Uruguai. " Estamos trabalhando para que haja maior integração, com os nossos países que formam o bloco econômico do Mercosul" disse o deputado. Para Rossano Gonçalves, entretanto, a sustentabilidade depende do equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico para a Metade Sul e Fronteira Oeste.
O Bioma Pampa vai de São Borja, na Fronteira Oeste, passando pela região da campanha gaúcha, seguindo pela Lagoa dos Patos e Reserva do Taim, até o Chuí, no extremo sul do Brasil. A diversificação da matriz produtiva é uma das metas que vem sendo defendida pelo deputado Rossano Gonçalves, no sentido de criar novos postos de trabalho e fortalecendo a economia da região.
Finalizando, Rossano Gonçalves destacou que busca investimentos com o desenvolvimento sustentável, sempre preservando o meio ambiente. "Precisamos é seguir exemplos como vem acontecendo no Uruguai, onde o zoneamento ambiental teve a liberação com diagnósticos eminentemente técnicos, sem ideologia político-partidária, e podemos também buscar como modelo o sistema de florestamento da Finlândia" concluiu o parlamentar.
O presidente da Força Sindical do Rio Grande do Sul, Claudio Janta, destacou a importância do evento que teve a presença do representante do Itamaraty no Rio Grande do Sul, Cláudio Lyra, Viviane Farias do Ministério de Integração, do Delegado Regional do Trabalho, Heron de Oliveira, e de parlamentares uruguaios e brasileiros.
(Por Milton Cardoso, Agência de Notícias AL-RS, 12/11/2007)