A descoberta de nova reserva de petróleo no campo de Tupi, na Bacia de Santos, anunciada na quinta-feira (08/11) pela Petrobras, não tornará o Brasil um exportador de petróleo. A afirmação é do diretor da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira.
“O Brasil não pode exportar petróleo porque não tem reservas para isso. O país tem que guardar as reservas que tem e procurar investir maciçamente em fontes alternativas. O Brasil é o país do mundo que tem mais condição de substituir petróleo por energias renováveis”, sugeriu.
Ele esclareceu que o país tem 14 bilhões de barris de petróleo de reserva. “Supondo que esse campo dê até 10 bilhões [de barris] de reserva, com muito otimismo, seriam 24 bilhões de barris. Isso não é nada. Dá para 15 a 20 anos. Agora, a auto-suficiência acaba em menos de dez anos, mesmo com essa descoberta”, revelou.
O engenheiro criticou o governo e as declarações sobre as mudanças de posicionamento do país no mercado internacional de petróleo.
“O que é preocupante é a Dilma [Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil] falar na televisão que o Brasil agora vai ser exportador porque está no nível da Venezuela ou do Kuwait, que têm 80 e 90 bilhões de barris de reserva, respectivamente. O Brasil não tem 20 bilhões de barris. Como é que pode estar no nível deles?”, questionou o engenheiro.
Siqueira afirmou que não há planejamento com relação à questão energética no Brasil. “Nosso governo não tem idéia, mínima possível, da questão energética. O governo está absolutamente desinformado, como mostrou a ministra Dilma”, salientou.
(Por Alana Gandra, Agência Brasil, 09/11/2007)