O diretor da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira, avaliou como positiva a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de retirar - do leilão para exploração de petróleo e gás - blocos vizinhos às novas reservas de petróleo descobertas pela Petrobras no campo de Tupi, na Bacia de Santos. O leilão deverá ser realizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) nos dias 27 e 28 deste mês.
Em entrevista à Agência Brasil, Siqueira destacou que a retirada dos blocos vizinhos ao campo de Tupi do leilão da ANP “foi um bom indício, uma boa surpresa”. E acrescentou que a entidade representativa dos engenheiros da Petrobras defende “acabar com os leilões de petróleo e gás”.
Segundo o engenheiro, a Aepet tem como um de seus principais objetivos defender o patrimônio da Petrobras e restaurar o monopólio no setor de petróleo no país. “A missão número um é essa: restaurar o monopólio. Porque na questão petróleo só tem duas alternativas: ou é monopólio estatal ou é propriedade das multinacionais”, acentuou.
Ele afirmou que existe uma “pressão em cima da diretoria [da Petrobras] no sentido de ir minando a empresa”.
“O Lula resolveu tirar uma série de áreas do leilão. Mas há um movimento, sim, para ir solapando o patrimônio da Petrobras”, afirmou.
(Por Alana Grandra, Agência Brasil, 09/11/2007)