Após a liberação dos R$ 20,1 milhões pelo governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Corsan ultima os preparativos para o início da obra de ampliação da rede coletora de esgotos em Rio Grande. Uma das exigências do governo Federal é que as obras - além do PAC Saneamento, Rio Grande recebeu recursos à construção de módulos habitacionais para os moradores atingidos pela expansão portuária - iniciem-se até fevereiro de 2008.
Segundo o superintendente regional da Corsan, Eduardo Guimarães, os canos para o início da extensão do esgoto devem estar chegando ao Município nos próximos dias. "Com a chegada desse material, a obra deverá se iniciar em breve, pois, ainda no mês de novembro, os editais de licitação devem estar sendo publicados", revela.
Assim, sete novas elevatórias deverão ser construídas em Rio Grande. Destas, quatro se localizam em áreas públicas. A concessão destes espaços já foi aprovada pela Câmara Municipal, através do Direito Real de Uso da Área Pública para a Corsan.
Atualmente, 85% do Município não dispõe de rede de esgoto. Com o projeto aprovado pelo PAC, este percentual deverá cair para 65%. A obra de extensão da rede de esgoto será realizada a partir de oito frentes de trabalho. O projeto consiste em sete elevatórias de esgoto e na extensão da rede desde a rua Cristóvão Colombo até a Domingos de Almeida.
(Jornal Agora, 10/11/2007)