A Secretaria do Meio Ambiente/Fepam participou do 5º Seminário Internacional sobre Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas e no 5º Painel de Debates sobre áreas Contaminadas – Modelo de Gerenciamento, ocorrido em São Paulo, e do qual participaram os técnicos da Fepam Mario Rogerio Kolberg Soares e Alda Maria de Oliveira Correa.
De acordo com o engenheiro químico Mário Soares, do Serviço de Licenciamento de Atividades Industriais (Selai), no seminário, promovido pelo Instituto Ekos Brasil e pela Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ), foram apresentados trabalhos técnicos sobre gestão de áreas contaminadas e projetos de remediação com foco nas operações de compra e venda de áreas sob suspeita de contaminação.
A existência de passivos ambientais representa riscos aos futuros empreendimentos e a revitalização de áreas contaminadas torna-se de fundamental importância para a proteção ambiental. E isso só será possível com uma investigação detalhada para que medidas cabíveis possam ser articuladas para recuperar o sítio contaminado, afirma o técnico da Fepam.
O painel de debates realizado pelo Senac, abordou o tema da gestão e revitalização de áreas contaminadas na América Latina com apresentação de modelos de gerenciamento da Rede Latino-Americana de Sítios Contaminados (ReLasc), da qual o Brasil faz parte.
A rede tem por objetivo proporcionar a troca de experiências, realização de seminários e eventos, bem como buscar um modelo de gestão padronizado para a América Latina sobre como tratar a questão de áreas contaminadas. Na ocasião México, Brasil e Argentina apresentaram propostas de gerenciamento.
A Fepam, por intermédio da engenheira-química, Alda Maria de Oliveira Correa, do Serviço de Licenciamento e Monitoramento Industrial (Selmi), apresentou na Sessão de Pôsteres, o pôster intitulado Uso do Termo de Compromisso Ambiental (TCA) como ferramenta de gestão de áreas contaminadas em empreendimentos em atividade, de sua co-autoria juntamente com os colegas da Fepam, a Diretora Técnica Maria Elisa Rosa, Ewelin Canizares, Luís Severo Costa, Carmem Níquel, Renato das Chagas e Silva, Vicente Biermann, Nádia Soares, Alexandre Abel e Eduardo Stumpf.
O evento, que acontece anualmente, é de significativa importância para o tema remediação e revitalização de áreas contaminadas e conta com a participação de autoridades no assunto de renome nacional e internacional. Os resumos dos trabalhos e pôsteres apresentados serão disponíveis no site
(Ascom Governo do Estado do RS, 09/11/2007)