O presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, deputado Rossano Gonçalves (PDT), representou a Assembléia Legislativa gaúcha na abertura oficial da 1ª Conferência Internacional do Bioma Pampa. O evento aconteceu na noite de quinta-feira (08/11), na Intendência de Rivera, e contou com a presença do deputado uruguaio Jorge Romero.
Em seu pronunciamento, Rossano destacou o empenho do Parlamento gaúcho em buscar, cada vez mais, a integração do Rio Grande do Sul com os países do Mercosul, a responsabilidade com que vem provocando o debate sobre o desenvolvimento do Estado e os obstáculos que ainda devem ser superados para esta aproximação. "A Assembléia está trabalhando para que haja a integração com os países vizinhos e avanços no desenvolvimento como está acontecendo no Uruguai, com o plantio de florestas no Bioma Pampa", disse.
Ressaltou, entretanto, que a sustentabilidade depende do equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento regional, principalmente da Fronteira Oeste. "É majoritário o interesse de vermos o florestamento implantado, bem como a total integração com o Mercosul", concluiu o deputado.
O delegado regional do Trabalho, Heron Oliveira, também enfatizou a necessidade da região voltar-se para as suas vocações como forma de retomar o crescimento sócio-econômico. Dados apresentados por Oliveira revelam que, somente em Santana do Livramento, de janeiro a setembro deste ano, foram contratados 1.836 trabalhadores com carteira assinada e demitidos outros 1.952, o que representa uma perda de 66%. "Para reverter esses números é preciso que a Fronteira retome as suas vocações e volte as suas origens dentro de um ambiente de justiça social e de respeito com o trabalhador para que possa se desenvolver num ambiente em que há concentração de riqueza nas mãos de poucos", afirmou o delegado.
O presidente da Força Sindical do Rio Grande do Sul, Cláudio Janta, agradeceu o apoio da Assembléia Legislativa, das entidades de classe e universidades que, nesta primeira conferência, reuniu mais de 250 pessoas. O evento encerrou-se na sexta-feira (09/11) com a audiência pública da Comissão Especial do Florestamento e Reflorestamento Comercial, presidida pelo deputado Marco Peixoto (PP), para analisar a atual situação do setor florestal do Estado e debater as questões envolvendo o Programa Floresta-Indústria/RS. A reunião contará, ainda, com a presença do presidente do Parlamento, deputado Frederico Antunes (PP).
Também prestigiaram a abertura oficial o chefe do escritório do Itamaraty no RS, Cláudio Lyra, e a representante do Ministério da Integração, Viviane Farias.
(Por Roberta Amaral, Agência de Notícias AL-RS, 09/11/2007)