O presidente da República Tcheca, Vaclav Klaus, qualificou o combate à mudança climática de "ideologia" que atenta contra a liberdade e atacou a chanceler alemã, Angela Merkel, por seu engajamento na questão. Em entrevista publicada na última edição da revista "WirtschaftsWoche", ele disse que "o movimento pela proteção do clima representa uma ideologia. É surpreendente que precisamente Merkel a defenda. Ela viveu em uma sociedade socialista e sabe os riscos que trazem estas ideologias dirigidas contra a liberdade".
Klaus acrescentou que tudo parece indicar que Merkel acredita nesta "ideologia", o que é desconcertante devido ao fato de a chanceler alemã ser uma física, o que, em sua opinião, permitiria que questionasse uma hipótese que ele considera problemática.
"Ela acredita nestas idéias e isso me surpreende, porque justamente ela, como física, poderia revisar hipóteses questionáveis", disse o presidente tcheco. O fato de Merkel não questionar as hipóteses relacionadas à mudança climática indica, segundo Klaus, que a luta pela proteção do clima "não tem nada a ver com a ciência".
(
Folha Online, 10/11/2007)