O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) terá mais três unidades para desenvolvimento de pesquisas. Os trabalhos científicos serão voltados as áreas de biocombustíveis, nanotecnologia e circuitos eletrônicos integrados.
Inaugurado em 2005, na Cidade Universitária, em Recife, o centro tem atualmente cinco laboratórios e uma equipe de 40 pesquisadores.
O anúncio das novas unidades foi feito na sexta-feira (09/11) pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, ao inaugurar o Laboratório de Microscopia Eletrônica do Cetene, que recebeu investimentos de R$ 3,3 milhões do governo federal.
Segundo o ministro, o novo projeto deve começar a ser executado em março do ano que vem, com previsão de recursos de R$ 4 milhões, do Orçamento Geral da União.
O laboratório inaugurado na sexta-feira terá 12 pesquisadores e três microscópios de grande porte.
“A unidade tem como desafio fazer com que os resultados tragam benefícios à população", disse Rezende. "O mais importante é que a comunidade científica e as empresas instaladas na região já podem fazer exames com equipamentos de última geração sem ter que mandar as amostras para São Paulo e Rio de Janeiro, como acontecia anteriormente”.
O diretor do Cetene, Fernando Jucá, disse que os microscópios eletrônicos têm capacidade de ampliar em até um milhão de vezes as amostras analisadas.
“Os equipamentos permitem estudar células, tecidos, átomos de matérias, partículas da atmosfera, além da qualidade ambiental e de materiais fabricados com cerâmica, gesso e metal.”.
Entre os segmentos que poderão ser usuários do laboratório, acrescentou Jucá, estão o de fármacos, indústria têxtil, hospitais, construção civil, mineração e de produtos químicos.
(Por Márcia Wonghon, Agência Brasil, 09/11/2007)