O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, declarou estado de emergência na sexta-feira (09/11) por causa de um derramamento de petróleo que ameaça praias e animais selvagens que vivem no norte da costa californiana. Schwarzenegger disse que tomou a medida para que a operação de limpeza pudesse prosseguir "sem perder um minuto".
O vazamento ocorreu na quarta-feira, quando um navio petroleiro bateu na ponte da Baía de São Francisco e derramou no mar 228 mil litros de petróleo. Segundo o gabinete do governador, equipes especializadas estão tentando retirar parte do petróleo e evitar que o combustível se espalhe. Dezenas de aves marinhas foram encontradas cobertas de petróleo e outras centenas podem estar em perigo.
Acredita-se que o derramamamento seja o maior a afetar a Baía de São Francisco desde 1996, quando dez mil galões de petróleo vazaram de um navio que estava sendo consertado. Ainda assim, a mancha é relativamente pequena se comparada com outros derramamentos como o do petroleiro Exxon Valdez, que após se chocar com uma barreira de coral, liberou 11 milhões de galões de petróleo na costa do Alasca em 1989.
(
BBC, 10/11/2007)