Pesquisadores israelenses advertem que a utilização de água dessalinizada para a irrigação de cultivos pode ser danosa a vegetais como tomate, manjericão e alguns tipos de flores.
Assim informa hoje o jornal israelense "Ha'aretz", que divulga um artigo elaborado por cientistas israelenses e publicado pela revista científica "Science", no qual se explica como o baixo conteúdo de minerais na água dessalinizada, que se acreditava ser positivo, resultou desastroso para os cultivos.
A falta de cálcio, por exemplo, provoca defeitos fisiológicos, enquanto a carência de magnésio afeta o crescimento das plantas.
Israel é o país que mais utiliza água dessalinizada para a irrigação de cultivos no mundo, e por isso o estudo de suas conseqüências desperta considerável interesse entre sua comunidade científica.
Se os cultivos crescerem em areia ou fora da terra, os danos são ainda maiores, segundo explicam os especialistas, pois o solo não pode fornecer os elementos que faltam às plantas.
A isto se soma o fato de que as mudanças na composição da água têm uma incidência mais danosa quanto aos elementos que fazem falta aos cultivos.
"Começamos a ver problemas de forma gradual. Por exemplo, a falta de magnésio danificava o crescimento dos tomates e causou defeitos no manjericão", indicou o co-autor do estudo Uri Yirmiyahu, do Centro de Pesquisas Gilat.
O outro autor do estudo, Asher Bar-Tal, da Organização de Pesquisa Agrícola Volcani Center, afirmou, por sua parte, que "o problema é a composição irregular da água".
"Às vezes a água dessalinizada é adulterada, e às vezes não. O dano se reflete na qualidade dos cultivos", explicou.
(EFE, 09/11/2007)