O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, propôs a formação de uma entidade petroleira continental chamada Petroamérica ao mesmo tempo em que chamou o colega Luiz Inácio Lula da Silva, de "magnata do petróleo" - em referência à descoberta da Petrobras de óleo na Bacia de Santos- na inauguração da XVII Conferência Iberoameriocana nesta quinta-feira em Santiago.
"Temos avançado por fases sobre a Petroamérica. Existe uma Petrocaribe, que já está funcionando. Propomos uma Petroandina com os países andinos e uma Petroamazônia, agora que Lula tem tanto petróleo", declarou Chávez.
"Lula, agora que você virou um magnata do petróleo, sugiro a você uma associação", disse o presidente venezuelano, que vem defendendo há vários meses uma integração energética latino-americana.
Chávez lembrou que a Venezuela contribui para o desenvolvimento da América Latina vendendo petróleo a preços menores a países do Caribe e da América Central, deixando de ganhar 5 bilhões de dólares a cada ano.
"Se vendêssemos esse petróleo a países do Norte, desenvolvidos, ganharíamos 5 bilhões de dólares a mais", disse Chávez.
"Não podemos vender barris de petróleo a 100 dólares aos países pobres", afirmou o dirigente venezuelano, referindo-se ao alto preço internacional do combustível.
(AFP, 09/11/2007)