Encontro nacional reúne profissionais do setor para palestras e visita técnica
Entre os dias 12 e 13, a Votorantim Celulose e Papel (VCP) recebe os principais pesquisadores da área florestal para a 11ª Reunião Técnica do Programa de Proteção Florestal (Protef). Promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), com apoio da Faculdade de Ciências Agrônomicas da Universidade Estadual Paulista (FCA/Unesp), o encontro ocorre no Sest/Senat, em Pelotas. O Protef tem sob sua coordenação vários projetos de pesquisa e de extensão sobre manejo e doenças florestais. Conta com a participação de 16 empresas do setor, entre elas, a VCP, Aracruz, Suzano, International Paper, Cenibra, Eucatex.
Voltado a profissionais da área, além de estudantes e pesquisadores, a reunião abordará temas como os avanços da pesquisa para proteção florestal no Brasil, alternativas para tratamento de microrganismos indesejáveis e monitoramento de insetos em florestas de eucalipto. As inscrições já estão esgotadas.
Entre as palestras, que ocorrem no primeiro dia, estão Sistemas de Previsão de Doenças de Plantas, do professor Erlei Melo Reis, da Universidade de Passo Fundo, e Ocorrência do Cascudo-Preto em Florestas de Eucalipto no Sul do Brasil, do técnico florestal da VCP Elder Finkenauer. Na terça-feira, os participantes farão visita técnica ao viveiro da Votorantim, em Capão do Leão, considerado o maior viveiro coberto da América Latina.
Desde 1968, o Ipef realiza reuniões técnicas, simpósios, seminários e congressos a fim de promover a integração entre empresas, universidades e centros de pesquisa. Além da divulgação dos resultados dos estudos os encontros do instituto contribuem para a capacitação e treinamento de profissionais ligados ao setor florestal. A 11ª Reunião Técnica Protef é patrocinada pelas empresas Atta-Kill, Basf, Bayer, Dinagro e Itaforte BioProdutos.
Serviço:
O quê: 11ª Reunião Técnica Protef
Quando: 12 e 13 de novembro, das 8 às 18 horas e das 8 às 12 horas
Onde: Sest/Senat de Pelotas (Avenida Engenheiro Idelfonso Simões Lopes, 1.206, bairro Três Vendas)
(Comunicasul, 09/11/2007)