Os fabricantes de automóveis Ford e Daimler anunciaram a criação da empresa conjunta Automotive Fuel Cell Cooperation (AFCC) para o desenvolvimento de células a hidrogênio. A AFCC será criada a partir da unidade de células para automóveis da empresa canadense Ballard Power Systems, da qual atualmente a Ford e a Daimler são sócias.
A Ballard é uma das companhias que mais pesquisaram a tecnologia, que permite que os veículos utilizem hidrogênio como combustível, em vez de gasolina. Uma das vantagens das células é que a única emissão dos motores é água.
As empresas explicaram que a Ballard venderá à Daimler e à Ford a sua unidade de células a hidrogênio para automóveis em troca de 34,3 milhões de ações próprias, que atualmente estão nas mãos dos dois fabricantes. Os papéis serão amortizados e a empresa espera obter de US$ 95 a US$ 105 milhões na transação. A Daimler controlará 50,1% da AFCC; a Ford, 30%; e a Ballard terá 19,9%.
Gerhard Schmidt, vice-presidente da Ford para Pesquisa e Engenharia Avançada, disse que "as células a hidrogênio continuam sendo uma das soluções mais viáveis para desenvolver um veículo sustentável com emissão zero". A Daimler foi o primeiro fabricante a produzir um carro movido a hidrogênio, em 1994. Atualmente, a empresa alemã tem uma frota de mais de 100 veículos experimentais. A Ford tem 30, em operação em sete cidades.
(
Agência G1, 08/11/2007)