Novo Hamburgo - Com poucas palavras e muita timidez, o paulista Felipe Arditti, 17 anos, comemora a maioridade neste domingo com o título de Jovem Cientista 2006. Ao lado da criação, o Dispositivo Controlador de Emissão de Poluentes (DCEP), o inventor apresentou nesta quinta, durante a 22.ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) – que prossegue até sexta na Fundação Liberato com entrada franca – o método inovador que auxiliará no monitoramento de monóxido de carbono na fumaça liberada por veículos movidos a óleo diesel. Com a idéia, órgãos de fiscalização poderão saber com exatidão o nível de poluentes enviados ao meio ambiente.
Apaixonado por tecnologia e meio ambiente, ele quer prestar vestibular para o curso de Engenharia Mecatrônica. Estudante do 3.º ano do ensino médio da Escola Brasileira Israelita Chaim Nachman Bialik, o jovem conta que o dispositivo analisa a quantidade de luz absorvida pela fumaça, quando iluminada. "É uma análise da cor da fumaça. Se ela está muito escura, absorve mais luz, o que indica elevada concentração de poluentes", explica. A luz que não é absorvida pela fumaça é captada por uma célula solar (dentro do equipamento) que produz tensão elétrica e permite a medição do teor de monóxido. O vencedor da maior premiação científica da América Latina já demonstrou sua invenção para os órgãos públicos e pretende divulgar para empresas privadas.
O método desenvolvido pelo aluno é mais eficaz do que o empregado hoje para monitoramento dos veículos paulistas, baseado em uma escala visual de tons de cinza.
Um dos orientadores da Escola Israelita Bialik, professor Rogério Giorgion, salienta a importância do incentivo aos jovens para que participem de projetos científicos. "Eles resolvem problemas, interpretam situações e criam soluções. É uma experiência para o mercado de trabalho e uma forma de incentivar a relação com o conhecimento", comenta Giorgion.
Felipe Arditti ainda terá um novo desafio porque será um dos cinco brasileiros a representar o País na Conferência Internacional de Jovens Cientistas (International Conference of Young Scientists - ICYS), realizada em abril, na Rússia. Outros detalhes sobre o Prêmio Jovem Cientista, que recebe inscrições até 21 de dezembro, pode encontrar o regulamento no site www.jovemcientista.cnpq.br.
(Jornal NH, 09/11/2007)