A conservação da biodiversidade em harmonia com as tradições pampeanas, focadas na exploração da pecuária de corte em pastagem natural foram os temas abordados pelos painelistas do 1º Encontro de Criadores de Gado em Pastagem Natural nos Pampas. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes no salão nobre da Associação e Sindicato Rural de Bagé para conferir o seminário técnico sobre o tema.
No encontro destacou-se a diversidade de interesse do público, composto por produtores, estudantes e biólogos da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O biólogo Aníbal Parera, da Ong Bird Life, explicou a relevância do tema para o atual sistema de globalização do mundo. A Bird Life monitora as ações desenvolvidas por diversos agrupamentos de produtores que já trabalham em parceria com a Ong em diversos países na conservação do bioma Pampa.
Para o coordenador do programa Alianzas del Pastizal na Argentina, Fernando Miñaro, o encontro agrega um intercâmbio de informações e conhecimento entre os países envolvidos com o biopampa gaúcho. Miñaro observa que o pampa brasileiro possui produtores já trabalhando com o conceito de conservação da biodiversidade. “Além de ser um local onde existe uma boa conservação desse bioma”, ressalta.
De acordo com um dos organizadores do evento, Fernando Adauto de Souza, o encontro tem como função difundir e intercambiar conceitos de trabalho com base na conservação ambiental. “A globalização faz com que a produção tenha sua peculiaridades para ser diferencial e agregar valor. Os animais desta região possuem, no seu acabamento, uma “dieta multiervas”, e isso transmite aroma e sabor peculiar à carne”, ressalta. De acordo com o presidente da Apropampa, Ricardo Weiler, ao finalizar o primeiro dia do evento foi possível observar o interesse comum em trabalhar conservando o biopampa, confirmando um ato de intercâmbio entre pessoas com o mesmo interesse.
O evento é promovido pela Associação dos Produtores de Carne do Pampa (Apropampa) e Alianzas del Pastizal com o apoio da prefeitura municipal, Embrapa CPPSUL, Emater, Senar, Sebrae, Farsul, Ufrgs, Aves argentinas, Save Brasil, US Forest Service, Bird Life Internacional, Guyra Paraguay, Aves do Uruguai, Fundação Vida Silvestre e Frigorífico Mercosul.
(Por Cláudio Falcão, Jornal Minuano Online, 09/11/2007)