Canoas - A conclusão do relatório da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) sobre o derramamento de óleo no arroio Sapucaia, que sairia quinta-feira, foi adiada. Isso porque ainda continuam os trabalhos de avaliação do Centro de Defesa Ambiental (CDA) da Petrobras para o Sul na área atingida. Apenas com a finalização dessa etapa é que os técnicos do setor de emergência da Fepam poderão concluir o documento.
De acordo com o químico do setor de Emergência Ambiental da Fepam Mauro Gomes de Moura, os trabalhos devem ser terminados apenas na segunda-feira, dia 12. "Estamos acompanhando a limpeza feita pela equipe da empresa e só repassaremos o assunto para a direção da Fepam quando isso for finalizado", destacou. Com esse documento, a diretoria da fundação decide o valor da multa que será aplicada à Refap.
A assessoria de comunicação da refinaria explicou que o trabalho de limpeza ao redor do arroio Sapucaia foi concluído na quarta-feira, dia 7. Mesmo assim, o CDA continua fazendo uma avaliação da situação. A equipe só será desmobilizada quando o CDA liberar a área.
(Diário de Canoas, 08/11/2007)