Vinte e nove mineiros morreram em conseqüência de um vazamento de gás em uma mina de carvão no sudoeste da China. Outros seis trabalhadores estão desaparecidos, informou a imprensa estatal chinesa nesta sexta-feira (horário local). O vazamento aconteceu na mina Qunli, localizada na Província de Guizhu, na tarde de quinta-feira, quando 86 mineiros trabalhavam em seu interior, segundo a agência oficial de notícias Xinhua.
Cinqüenta e duas pessoas foram resgatadas, mas uma delas não resistiu aos ferimentos e morreu na superfície, de acordo com as equipes de salvamento. Sete dos 52 mineiros ficaram feridos e foram levados para hospitais próximos. "Os outros seis mineiros têm poucas chances de sobreviver. Apesar disso, as buscas continuam", afirmou um socorrista.
Ainda não se sabe o que causou o vazamento do gás dentro da mina. As minas de carvão da China estão entre as mais perigosas do mundo, pois são negligentes em relação às normas de segurança para aumentar ao máximo a produção e suprir a crescente demanda nacional pelo produto.
(
Folha Online, 08/11/2007)