Ligação de novas adutoras no bairro Medianeira provocará o corte no abastecimento em pontos da Capital
A obra é em uma rua do bairro Medianeira, mas os beneficiados serão para 200 mil porto-alegrenses. Essa é a intenção do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) com a colocação, amanhã (10), de novas adutoras, mais largas que as atuais. Nos dias quentes do verão, quando o consumo atinge seu pico, o departamento espera ouvir elogios da população ao fornecimento de água.
Antes disso virar realidade, a prefeitura pede paciência: serão cerca de 10 horas sem água amanhã, entre 12h e 22h, em alguns bairros. A normalização total do abastecimento deve ocorrer apenas durante a madrugada de domingo. Nas torneiras, o efeito da interrupção começa a ser percebido a partir do meio-dia. No trânsito, contudo, já às 7h30min os carros não poderão circular no encontro entre as avenidas Niterói e Carlos Barbosa.
Cerca de 30 homens estarão mobilizados no serviço. Será necessário suspender durante o trabalho o abastecimento na totalidade ou em parte dos bairros Belém Velho, Campo Novo, Cascata, Cavalhada, Glória, Medianeira, Nonoai, Santa Teresa, Vila Cruzeiro, Teresópolis, Vila Nova e Ipanema. Nas áreas altas e pontas de redes, poderá demorar um pouco mais.
As dezenas de trabalhadores ligarão novas adutoras às redes antigas de água. Para isso, a operação foi dividida em duas frentes. A primeira consiste na abertura de uma vala de 12 metros de comprimento na Carlos Barbosa para dar passagem à uma adutora de 900 milímetros de diâmetro que será ligada à rede antiga, de 700 milímetros, na Avenida Niterói.
Ao mesmo tempo, na esquina da Avenida Gaston Hasloscher Mazeron com a Travessa Dr. Marchand, será aberta uma vala de cinco metros para a ligação de mais duas tubulações.
(Zero Hora, 09/11/2007)