Pesquisador diz que temperatura aumentou 2ºC nos últimos 20 anos na região. Também houve redução de chuvas nesse período. Os pecuaristas do Pantanal estão preocupados com a mudança de tempo na região. Os meses de seca estão aumentando e a chuva, reduzindo. Os produtores estão contando as cabeças de gado que morreram de sede e fome.
Quem vê o pasto verde acha que o problema da seca no Pantanal está resolvido. Mas o pecuarista Celso Pereira Sales está preocupado diante do açude cada diz mais raso. "Arrendei [a área], paguei R$ 10 por cabeça e o pasto não comportou o gado que eu trouxe", comenta. "Tive que vender mais barato que valia e assim mesmo 36 cabeças morreram de fome."
Até que choveu um pouco na primavera, mas não foi o suficiente para renovar a pastagem, enxarcar o solo e encher os açudes. Só em uma fazenda, dez dos 12 açudes estão cheios de barro.
O pecuarista Tinho Proença diz que a água "evaporou muito rápido". O pesquisador Felipe Dias confirma. Segundo ele, estudos feitos nos últimos 20 anos mostram um aquecimento em algumas regiões pantaneiras. "A temperatura aumentou 2ºC no Pantanal nos últimos 20 anos e houve diminuição de 250 milímetros de chuva, em média, nesse mesmo tempo."
Segundo os especialistas, um dos fatores que influenciaram a mudança é o desmatamento para abrir pastagens e alimentar carvoarias. Sem a vegetação nativa, a água da chuva escoa rápido para os rios e não enxarca o solo.
(
Agência G1, 08/11/2007)