Uma diligência foi montada na manhã desta quinta-feira (08/11), para coibir o comércio irregular de gás de cozinha nos bairros da Zona Sul de Porto Alegre. Fiscais da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), com apoio da Brigada Militar, apreenderam três caminhões e uma camionete, comercializando gás GLP sem alvará ou licença de comércio ambulante. Os veículos estavam com a capacidade de limite carga ultrapassada para entrega domiciliar. Conforme a legislação municipal, a carga máxima permitida é de 15 botijões de 13kg por veiculo.
Um dos caminhões também transportava seis botijões de 45kg para entrega domiciliar. Conforme informações do chefe de fiscalização da Smic, Fábio Goulart Rosa, a venda do gás em 45Kg só é permitida pelo comércio de tele-entrega. Os fiscais flagraram todos os veículos realizando a venda domiciliar sem licença da Smic.
Entre os caminhões recolhidos Mercedes Benz, com placas de Gravataí, um caminhão Fiat Iveco e uma caminhonete D20, ambos com placas de Porto Alegre. As marcas de gás aprendidas nos caminhões eram da Copagás, Liquigás, Minasgás e Nacional Gás.
Os oito ocupantes dos caminhões foram conduzidos ao depósito da Smic, na Travessa do Carmo, 120, para prestar esclarecimentos aos policiais de 9º BPM e fiscais da Smic. A secretaria aplicou multa de R$ 2.134 a cada veículo, conforme a legislação vigente.
Os caminhões com as respectivas cargas avaliadas em aproximadamente R$ 12 mil serão encaminhados para o Centro Agrícola Demonstrativo da Smic, na Estrada Bérico Bernardes, na Lomba do Pinheiros, por se tratar de carga perigosa. As denúncias de venda irregular de gás de cozinha podem ser feitas pelo telefone: 32891760 ou pelo e-mail: fiscalicao@smic.pref.poa.com.br
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 08/11/2007)