As amostras de leite da Nutrilat, coletadas em aterro no município de Fazenda Vilanova, estavam próprias para o consumo humano. A conclusão do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) foi divulgada pelo diretor-técnico da Superintendência Federal de Agricultura no Estado, José Severo. As análises feitas pelo laboratório da Universidade de Passo Fundo (UPF) também revelaram que a bebida estava em perfeitas condições. Ao todo, 725.760 caixinhas foram descartadas em dois aterros após acidente no depósito da indústria de laticínios. O leite foi examinado por solicitação do Batalhão de Policiamento Ambiental do Vale do Taquari.
Ontem (08), a Nutrilat finalizou a remoção do leite enterrado. A quinta-feira, último dia do prazo concedido pela Fepam para a limpeza, foi dedicada à transferência do produto depositado na localidade de Glória, de onde saíram 11 caminhões. Ao todo, a empresa removeu 55 cargas, o que representa 550 toneladas de detritos, entre caixas de leite e lodo.
A Nutrilat pagará multa fixada pela Fepam em R$ 20.450,00 devido ao dano ambiental causado pelo aterro indevido das embalagens.
(
Correio do Povo, 09/11/2007)