A primeira Conferência Internacional do Bioma Pampa, que ocorreu em Santana do Livramento, nesta quinta-feira (08/11), na Câmara de Vereadores, abrigando audiência pública conjunta das Comissões de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa gaúcha, presidida pelo deputado Nelson Härter (PMDB), e do Mercosul e Assuntos Internacionais, sob a titularidade de Rossano Gonçalves (PDT), teve como foco principal a geração de emprego e renda, nas áreas de abrangência, sem prejudicar a preservação do meio ambiente.
Apoiador da conferência, Härter considera o evento especial oportunidade para discutir o tema de grande interesse, ressaltando o trabalho desenvolvido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul, tendo como um dos líderes o professor da Universidade Federal de Pelotas, Lélio Luzardi Falcão. A conferência pretende reunir, nos dois dias de realização, expressivo número de líderes políticos, educacionais, empresariais, sindicais e da sociedade civil organizada do Brasil, da Argentina e do Uruguai, com a proposta de promover e incentivar a análise das legislações que compreendem a jurisdição da localização do Bioma Pampa. Acredita que, devido ao desconhecimento sobre o assunto, o mesmo merece maior divulgação, a fim de que a comunidade possa participar e decidir a respeito do futuro rio-grandense, evitando a concentração do poder nas mãos de grandes grupos.
O parlamentar, na condição de convidado, palestrou sobre o desenvolvimento sustentável, a partir dos importantes estudos a que se dedica, principalmente, no que tange à temática do florestamento, com abordagem de aspectos sociais e econômicos. Härter vem coletando dados junto à especialistas e mestres renomados, possuidores de currículo que comporta extensa atuação e especialização no setor. "A sustentabilidade que defendemos é o equilíbrio entre o desenvolvimento e o meio ambiente, sem inversão alguma de valores", registra.
(Por Mara Braga, Agência de Notícias AL-RS, 08/11/2007)