São Leopoldo - Teve início nesta quarta-feira (07) a pintura de mais um pilar da linha da Trensurb por artistas da cidade, preocupados com a causa ambiental. Dois projetos distintos que tratam do mesmo tema foram reunidos para provocar a reflexão no público de São Leopoldo. A idéia, segundo os organizadores, é provocar no cidadão a vontade de preservar a cidade.
A proposta é do ilustrador Sergio Rodrigues e do grafiteiro Mateus Greff. Com o apoio do coordenador do fórum de hip-hop da cidade, Juliano Sanches, e do produtor Diego Gerlach, os dois projetos de pintura dos pilares da linha da Trensurb em São Leopoldo vêm sendo desenvolvidos paralelamente. Dias atrás, a iniciativa de Sergio entrou na sua segunda fase, batizada de Rio Saudável Finalmente, com a repintura de um dos pilares, entre as pistas da Avenida João Correa.
A temática, desta vez é otimista: na primeira fase do projeto, chamada Rio dos Sinos Fúnebres, o caráter era de protesto. Ainda assim, há espaço para questionamentos: no pilar já concluído, destaca-se a pergunta: "O que mudou?", com referência às ações do poder público pela recuperação do Sinos.
O projeto de Greff segue a mesma linha. Acompanhado de outros três artistas, o grafiteiro também realizou intervenções na linha da Trensurb. Quarta à tarde, o grupo reuniu-se para dar início ao grafite de outro pilar. A iniciativa de Sergio provocou a intervenção inicial em 15 pilares, num protesto contra a mortandade. A nova fase contará com ilustrações mais alegres: "Se as pessoas perceberem que está bonito, vão acabar gostando mais da cidade e cuidando melhor", defende Sergio.
(Jornal VS, 8/11/2007)