Um tijolo em forma de lego gigante e feito de borracha reciclada é a novidade que um estudante do Ensino Médio está patenteando e tem atraído a atenção de centenas de pessoas que visitam, na Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, a 22ª Mostratec, mostra internacional que reúne, até sábado, experimentos de alunos de 22 países na área de tecnologia e inovação. O material já virou protótipo de testes em duas prefeituras gaúchas. Em uma delas, será usado para a construção de bocas de lobo. Na outra, substituirá, experimentalmente, redutores de velocidades.
Segundo o estudante Igor Antônio da Cruz, 18 anos, do Instituto de Educação Paulo Freira, de São Sebastião do Caí, para chegar à fórmula atual, houve 21 testes com diversas misturas. O produto contribui para a preservação ambiental, pois tira de circulação e dá destinação correta para pneus velhos. Já os alunos do Paraguai elaboraram revestimento para construção civil feito a partir da reutilização de isopor.
Hoje, o protótipo do Dispositivo Controlador de Emissão de Poluentes será mostrado às 8h30min, no auditório da Fundação, pelo paulista Felipe Arditti, 17 anos, vencedor da categoria estudante do Ensino Médio do Prêmio Jovem Cientista 2006.
(Por Silvia Trovo, Correio do Povo, 08/11/2007)