Nesta quinta-feira (08), no auditório da Oscip Instituto Creatio, cerca de 30 fiscais da secretaria de meio ambiente de Cuiabá, estarão participando de um Curso de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais e de Saúde.
O objetivo é a identificação das empresas que produzem resíduos sólidos e a Implantação de uma Política Regional de Gerenciamento para a Baixada Cuiabana.
O curso será ministrado pelo Analista Ambiental da SEMA-MT Eduardo Figueiredo Abreu. De acordo com o gestor social do Instituto Creatio, Amauri Lobo "ainda há uma carência muito grande quanto às políticas urbanas de Meio Ambiente, essas mesmas, passam por uma normatização através da lei 7862-02 que é a política Estadual de resíduos sólidos que ainda não está promulgada, daí a importância dos Fiscais conhecerem cada vez mais as leis e responsabilidades do governo municipal e também da grande responsabilidade do município quanto ao licenciamento ambiental de pequeno e médio porte".
Para o secretário de Meio Ambiente Eden Capistrano esse curso vai ajudar também no aperfeiçoamento da legislação na área ambiental. Os nossos fiscais da Smades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) precisam entender identificar e cobrar através de orientações às empresas que precisarão licenciar-se para suas instalações e construções no município de Cuiabá. “Esse curso de gerenciamento vai nos trazer um aperfeiçoamento maior, criando assim também, a implantação de uma política regional futura de gerenciamento de Resíduos Sólidos para a Baixada Cuiabana”.
(Por Silvana Ribas,
Gazeta Digital, 07/11/2007)